A felicidade influencia diretamente a saúde e a longevidade

A felicidade influencia diretamente a saúde e a longevidade

A felicidade tem uma grande influência sobre a longevidade.

O corpo humano é uma máquina extraordinária a reagir ao que é chamado de stress agudo. Quando estamos envolvidos num episódio stressante, o nosso corpo ativa uma reação chamada “combate e fuga”.

As hormonas secretadas pelas glândulas suprarrenais permitem libertar a energia acumulada, ativar o sistema imunológico, contrair os vasos sanguíneos, aumentar a atividade do coração e dos pulmões e aumentar os fatores de coagulação no sangue, para reparar possíveis feridas, enquanto o cérebro se torna mais reativo e reduz a perceção da dor. Esta reação é saudável se terminar rapidamente, mas é prejudicial se se tornar crónica. Neste caso, a memória diminui, assim como as funções cognitivas do cérebro, aumentando o risco de depressão e de insónia.

O sistema imunológico deteriora-se e a contração crónica dos vasos sanguíneos aumenta o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, enquanto as funções digestivas e sexuais se tornam mais suscetíveis a várias patologias. Conclusão, a biologia do stress revela-nos que o problema não é o stress em si, mas o stress crónico.

O stress crónico consome-nos e a infelicidade é uma abundante fonte de stress.

Leia mais aqui

 

Farmácias Apoteca Natura - Para uma Saúde Consciente

Aponatura Portugal, Lda. - Travessa de Santa Catarina, nº8 1200-043 Lisboa
NIF 515071587 - Capital Social 100.000€